terça-feira, 28 de julho de 2009

O Perfil da Quinta Oficina, realizada em 25 de junho de 2009

Como nas oficinas anteriores, as cursistas expuseram o desenvolvimento do Avançando na Prática. No entanto, somente três delas conseguiram colocar em prática uma das atividades propostas nessa seção. Segundo as cursistas que não desenvolveram a tarefa, o período pretendido para o desenrolar das oficinas coincidiu com os horários de provas, o que impossibilitou a realização do que estava programado. A professora Nágela e a professora Aparecida optaram pela atividade que corresponde à página 24 da unidade 17 da TP5. A professora Quívia, pela atividade da unidade 18, p. 105 – TP 5.
A Professora Quívia que, embora seja da área de letras mas que trabalha atualmente com Artes, comentou o seu desafio em adaptar as atividades à sua disciplina. Seu discurso deixa transparecer que essa ousadia é inerente aos professores que de fato gostam do que fazem e que por isso não tem apresentado grandes dificuldades em desenvolvê-las. Muitas atividades desse gênero já haviam sido inclusive desenvolvidas por ela, o que facilitou mais ainda o seu trabalho.
Quanto à parte III da oficina, da página 254 – TP 5, observemos na íntegra o comentário dos grupos:

Grupo 1 – comentários:

· O texto é previsível;
· O título e a imagem são coerentes, mas faltou criatividade;
· A imagem e o título enfatizam que a empresa FURNAS é de capital nacional;
· A questão da sustentabilidade ficou em segundo plano, aparecendo somente no texto na parte inferior da mensagem;
· O título não está coerente com o texto verbal, pois ele apela para o lado patriótico do interlocutor, enquanto o texto dá ênfase à questão ambiental.
Professoras Maria Aparecida e Nágela
Grupo 2 – comentários:

· A linguagem não verbal revela o belo, o lado bonito da história;
· O título, na verdade, relata o patriotismo da empresa e deixa o foco principal em segundo plano, no texto abaixo das mensagens, que é o desenvolvimento sustentável, lembrando ainda que o título é o carro chefe do texto; é nele que deve conter o “chamamento” para o leitor;
Professora Quívia e Dilma

No momento de tecer comentários a respeito das atividades desenvolvidas, as cursistas foram unânimes em afirmar que todas as tarefas propostas no Avançando na Prática apresentam ótima qualidade, uma vez que o espírito de dinamismo que as caracteriza estimula nossos discentes a querer sempre mais. Essas atividades têm colocado diante de um corpo discente menos passivo e mais comprometido com o seu papel em sala de aula. Hoje, ele entende melhor o porquê de estar na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário