sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O Perfil da Oitava Oficina - TP 6 - A Literatura para adolescentes

Vivemos nosso momento de rebeldia no momento de realizar essa oficina, uma vez que nossas cursistas consideraram cansativo o assunto discutido na unidade 23: a revisão e a edição. Segundo elas, a TP 6 dá maior ênfase a esse aspecto do que ao assunto da unidade 24: A Literatura para adolescentes. Por outro lado, as propostas do Avançando na Prática são muito parecidas com as atividades que se encontram ao longo do Caderno de TP. Percebendo o desinteresse de minhas colegas de área, sugeri uma mudança na proposta: levei para o encontro alguns livros que são do interesse de nossos adolescentes do Ensino Fundamental e propus o seguinte:

1 º momento: apresentei às colegas nove livros infanto-juvenis, a saber:
"Perdidamente", Júlio Emílio Brás (temática: AIDS)
"Clube do Beijo", Márcia Kupstas (temática: sexualidade)
"Fala sério, professor", Thalita Rebouças (temática: relação professor-aluno)
"Fala sério, amor", Thalita Rebouças (temática: o amor)
"Fala sério, mãe", Thalita Rebouças (temática: a relação entre mãe e filha)
"Infância Roubada", Telma Guimarães e Júlio Emílio Braz (temática: a exploração do trabalho infantil)
"Enquanto houver vida viverei", Júlio Emílio Braz (temática: AIDS)
"O que rola na escola", Alcides Goulart (temática: a vida escolar)
"Metamorfose", Franz Kafka (adaptação de Peter Kuper - temática: o preconceito)

Sugestão para minhas colegas formadoras:






















































2 º momento: apresentei-lhes sinopses e resenhas desses livros.

3 º momento: iniciei um debate sobre o tema dos livros e sobre sua relevância para o público-alvo.

O resultado desse terceiro momento foi muito interessante, até porque todos nós pudemos relembrar nossas histórias de leitura, numa época em que nos impunham os clássicos da Literatura para os quais, na maioria das vezes, não estávamos preparados intelectualmente.
Retomando à importância desse tipo de literatura para nossos alunos do ensino fundamental, comentei sobre minha experiência com rodas de leitura com dois dos livros acima, "Perdidamente" e "Fala sério, amor", cuja história prendeu a atenção até mesmo dos que se diziam inimigos dos livros.
O resultado dessa oficina foi o reconhecimento de que devemos cada vez mais pôr em prática essas rodas de leitura interativa e, a partir delas, criar projetos que a incentivem, algo muito parecido com os que o Gestar exige de seus cursistas. Certamente, colheremos bons resultados em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário