quarta-feira, 24 de junho de 2009

Quarta Oficina – 09 de junho, às 13h 30 – TP 4, p. 219

Na primeira parte da oficina, discutimos a qualidade do material oferecido pelo Gestar, o qual demonstra uma grande preocupação em dar ao aluno autonomia no momento de ler ou escrever. Inegavelmente, a TP 4, ao propor atividades relacionadas a letramento, sinaliza-nos que seu conteúdo é um grande referencial para a elaboração do projeto interdisciplinar que iremos desenvolver ao longo do ano letivo vigente. Aproveitamos esse momento para falar um pouco mais sobre ele, que ainda é motivo de muitas dúvidas, inclusive minhas. Nem tudo eu pude explicar a elas. Consequentemente, esse assunto tomou conta do pouco tempo que ainda nos restava.
No relato das cursitas – segunda parte da oficina –, todas expuseram a metodologia utilizada para desenvolver o Avançando na Prática, de acordo com o que é sugerido na p. 129 – TP 4. No entanto, foi um relato sucinto e difícil, já que exigia sobretudo imparcialidade. Deixei claro que são os alunos que precisam lucrar com os nossos esforços. Eles são o alvo de nossas discussões nas oficinas. Por essa razão, solicitei a elas que deixassem de lado as relações de amizade e expusessem, sem constrangimentos, o planejamento de aula proposto no roteiro da oficina.
A terceira parte do encontro acabou não acontecendo. O tempo que dispensamos para falar sobre o projeto e sobre o referencial teórico não permitiu a continuidade do que era proposto na p. 129. Demos então prioridade ao esboço do projeto e me pus à disposição para auxiliá-las nesse processo. Cada uma delas, de acordo com o que combinamos, poderá contar com uma manhã ou uma tarde minhas para a realização desse esboço. De antemão, sugeri a leitura de algumas referências bibliográficas da própria TP 4.
A seguir, podemos observar algumas atividades desenvolvidas no Avançando na Prática:

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